top of page
Foto do escritorGabrielle Ferreira

14 DICAS PARA QUEM TEVE COVID!

Nas últimas semanas tivemos novamente uma crescente nos casos de COVID pelo país. Algumas pessoas relatam, inclusive, que já haviam tido em outros momentos e tiveram, dessa vez, maior sensibilidade ao sintomas. Por isso, se você teve recentemente ou caso venha a ter, siga essas orientações:


pessoas com máscara

  1. Ajuste o selênio na sua dieta. Ele deve estar entre 100-120ug/L no seu exame de sangue. Para isso, consuma 2 castanhas do Pará por dia.

  2. Ajuste o zinco na sua alimentação. O ideal é que ele esteja superior a 90ug/L. Você pode encontrá-lo no amendoim, nas oleaginosas, no chocolate amargo ou nas leguminosas. Você pode também suplementá-lo em doses de 10-30mg/dia.

  3. Ajuste o magnésio. O valor excelente no exame de sangue deve ser maior do que 2ug/L. Para isso, faça uma suplementação de 200-400mg/dia.

  4. Ajuste a vitamina C. Os valores devem ser superiores a 1mg/dL nos seus exames de sangue e você pode chegar a esse valor consumindo frutas cítricas ou suplementando 1000mg/dia.

  5. Ajuste a sua vitamina D. O ideal é que ela esteja superior a 30ng/ml. Para isso, suplemente no mínimo, junto à vitamina K, 2000Ul/dia + 15 minutos de exposição ao sol diariamente.

  6. Garanta altos níveis de Glutationa. A suplementação é feita com NAC e a dosagem é individual.

  7. Garanta altos níveis de ômega 3. Consuma 2 colheres de sopa por dia de farinha ou óleo de linhaça ou chia ou faça suplementação.

  8. Use própolis não alcoólico. Cerca de 10-20 gotas por dia mantém a sua imunidade e previne infecções virais.

  9. Aumente o consumo de quercetina. Ela pode ser encontrada em alimentos como brócolis, maça, alcaparras, limão, uva e trigo sarraceno.

  10. Consuma cúrcuma todos os dia ou suplemente curcumina com piperina diariamente (1000mg/dia).

  11. Aumente o consumo de alho. Você pode fazer isso nas comidas, óleos ou chás.

  12. Cuide das suas mitocôndrias. Você pode fazer isso através do uso da Coenzima Q10.

  13. Cuide do seu intestino. Indivíduos com disbiose intestinal podem ter agravamento dos sintomas com a doença. Para manter o intestino saudável evite alimentos que te causem diarreias, gases excessivos ou constipação. Evite os potenciais alergênicos que te causam desconforto: ovos, leite de vaca, soja, trigo, amendoim, oleaginosas, peixes, frutos do mar. Inclua probióticos em cápsulas/sachês, Kefir ou Kombucha.

  14. Tenha um estilo de vida saudável. Coma frutas e vegetais diariamente, beba água na quantidade certa (35-40ml/Kg de peso por dia), durma bem (procure deitar antes das 23h e durma entre 6/8 horas por noite), pratique atividade física e faça exames de sangue 1-2x por ano com acompanhamento de um profissional atualizado.

Para te auxiliar nesse processo e indicar as doses adequadas para você, procure um nutricionista! Envie esse conteúdo para alguém que esteja passando pelo pós-covid e o ajude a um bom retorno a um corpo saudável.

 

Gabrielle Ferreira - CRN9 15922 Nutricionista com foco em emagrecimento e saúde do intestino.

Atendimento presencial em Uberlândia ou online para o mundo todo.



10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page