5 EXAMES DE SANGUE QUE DETECTAM INFLAMAÇÃO!

Eu já contei para você, em posts anteriores, que ficar com um corpo inflamado pode trazer prejuízos a curto e longo prazo para a sua saúde e qualidade de vida. Podemos identificar a inflamação através da observação de sintomas como o cansaço, a insônia, a irregularidade intestinal, o ganho de peso ou até mesmo aqueles estéticos como queda de cabelo, unhas fracas e pele com acnes, porém, se você quer confirmar a sua suspeita, ela pode ser atestada por alguns exames de sangue.

exames laboratoriais de sangue

1. Relação neutrófilos/linfócitos - Avaliada através do leucograma, o ideal é que esta relação esteja entre 1,2 a 2,0, se diferente disso, pode indicar uma inflamação crônica, de longa duração;

2. PCR - Este exame é o indicador de uma inflamação aguda, caracterizada pelo início rápido, ação curta, desenvolvimento de edema e a migração de leucócitos (neutrófilos). Em um corpo saudável, libre de inflamações, o ideal é que o resultado seja menor do que 1 mg/dL;

3. Ferritina - A ferritina é o exame que mede o estoque de ferro no nosso corpo e, sempre que o nosso corpo está em estado de inflamação ela aumenta. O ideal é que ela se mantenha entre 70 e 150 ng/ml;

4. Enzimas hepáticas (TGO,TGP) - Quando alteradas indicam inflamações que tem origem principalmente no fígado e, geralmente, estão associadas ao alto consumo de álcool e carboidratos. O ideal é que ela esteja até 26 U/l;

5. Ácido úrico - Quando este exame aparece alto, significa que há um acúmulo do resíduo produzido pelo fígado e pode gerar infarto, AVC ou gota. Ele tende a aumentar pelo baixo consumo de vitamina C ou alto consumo de proteína. O valor ideal é até 3,5mg/dL.

Eu tenho certeza que você já fez alguns desses exames e tê-los desregulados é sinal de alerta. Lembre-se que tratá-los somente momentaneamente pode causar prejuízos a longo prazo, portanto, procure manter uma alimentação anti-inflamatória na sua rotina. Para isso, procure um nutricionista ou se inscreva no meu programa DESINLAMA EM 15, para acessá-lo, clique aqui!