top of page
Foto do escritorGabrielle Ferreira

"GABI, E O SUCO DE UVA INTEGRAL?"



Inúmeras vezes sou questionada sobre a qualidade do suco de uva integral, ou até mesmo sobre a possibilidade de adicioná-lo à dieta. Vamos falar sobre ele?


Bom, a primeira coisa a ser analisada em qualquer alimento industrializado a ser consumido é o número de ingredientes! Olhando por esse lado, o suco de uva integral tem um único ingrediente: UVA . Então, entre um suco de uva e um refrigerante, a sua escolha deverá ser o SUCO 🍹!


Porém, como você já deve ter me ouvido dizer, a fruta é SEMPRE melhor que o suco! Quando consumimos a fruta in natura ela preserva todas as vitaminas, minerais e principalmente as fibras, o que não acontece com o suco, já que quando batemos e coamos um suco nós desprezamos esses nutrientes e concentramos a frutose (açúcar da fruta)! Uma opção para contornar esse problema, seria misturar vegetais ao suco, pois eles tem muita fibra e não possuem frutose, reduzindo o índice glicêmico e melhorando a qualidade do preparo!


Vamos pensar nas porções:

Suco: 200 ml de suco de uva = 123 Kcal, 30g de carboidrato, e 0g de fibras 🍹

Fruta: 1 porção de uva (100g - 8 unidades grandes) = 71 Kcal, 18g de carboidrato, 0,6g de fibras🍇 .


Ou seja, o suco tem o que chamamos de alta densidade calórica, em 1 copo você consome quase a quantidade de calorias de um pão e, provavelmente, isso não vai te deixar saciado! Já a fruta, por ter fibras, proporciona maior saciedade em menos calorias!


No dia a dia, se puder, escolha a fruta! Deixe o suco para consumir em eventos ou ambientes em que ele seja a única ou melhor opção!


 

Gabrielle Ferreira - CRN9 15922 Nutricionista com foco em emagrecimento e saúde do intestino.

Atendimento presencial em Uberlândia ou online para o mundo todo.


19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page