top of page
Foto do escritorGabrielle Ferreira

JEJUM COMO ESTRATÉGIA NUTRICIONAL

O jejum é um hábito milenar utilizado com diversos propósitos! Nos últimos anos, ele tem ganhado cada vez mais força como estratégia alimentar, que pode ser usada tanto para o emagrecimento quanto para a melhora cognitiva, controle de insulina/glicose, prevenção de doenças metabólicas e câncer! De forma bem objetiva, ele é a privação total ou parcial de alimentos durante um período determinado de tempo que deve ser feito sob a orientação de um nutricionista.


Quando falamos em jejum, dividimos em duas categorias pensando em objetivos específicos: o jejum calórico e o jejum metabólico.


O jejum calórico é quebrado por tudo aquilo que contenha alguma quantidade de CALORIAS. Nele, são permitidos: a água, o café e o chá, ambos sem açúcar ou adoçante, e também a creatina, os suplementos de vitaminas, os shots com ervas e especiarias e as medicações.


Já no jejum metabólico é permitido tudo aquilo que não aumente significativamente a insulina. Então, além daqueles permitidos durante o jejum calórico, podemos consumir também óleos e alimentos com baixíssimo teor de carboidrato, como: óleo de coco, ômega 3, suco de limão e cafés energéticos.



Para entender se o jejum se adequaria a sua dieta e qual deles faz mais sentido para você, é importante procurar um profissional! Ele é indicado conforme o seu objetivo, a sua rotina e a sua adaptação e, quando feito de forma correta, pode trazer resultados excelentes para você!

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page