top of page
Foto do escritorGabrielle Ferreira

MAS O QUE É SAUDÁVEL?

Muito provavelmente você já deve ter ouvido dos seus avós ou até mesmo dos seus pais que "agora tudo é doença" ou que "antigamente não tinha nada disso", e isso não deixa de ser verdade. O ponto é que precisamos observar essas colocações por dois lados.


O primeiro a partir do avanço da medicina e a disseminação em massa de informação. Com o avanço da tecnologia, passamos a diagnosticar ou mesmo a dar nome com mais facilidade a "doenças" ou "problemas" que antes passavam despercebidos, então não é que não existiam, mas muitas vezes não se tinha conhecimento. Além disso, ainda pelo avanço tecnológico, todas as informações se tornaram mais acessíveis, para o bem ou para o mal, portanto, hoje nós temos muito mais conhecimento sobre questões de saúde que antes eram apenas de domínio médico.


Porém, não podemos ignorar o fato de que as últimas gerações se alimentavam muito melhor que nós e se movimentavam muito mais. Mais uma questão para conta do avanço da tecnologia. Passamos a ter a possibilidade de comprar alimentos menos perecíveis e a encher nossos armários com produtos altamente industrializados. Ao mesmo tempo, abandonamos o trabalho braçal e nos dedicamos ao intelectual, ficando no mínimo 8 horas por dia trabalhando sentados em frente a uma tela. Vivemos numa sociedade mais sedentária e de hábitos alimentares piores, ou como muitos diriam, menos SAUDÁVEL!


sanduíche de queijo e salada

Pois bem, e agora, Gabi, nunca seremos "saudáveis" outra vez? A verdade é que essa palavrinha ganhou fama e muitas vezes é utilizada e querida a todo custo de maneiras descabidas e, muitas vezes, neuróticas! Não da para voltar no tempo dos nossos pais ou avós, mas dá para ser saudável dentro do que temos e podemos fazer HOJE! Porém, ser saudável sempre depende do contexto!


Todas as vezes que me perguntam se algum alimento é bom ou ruim, saudável ou não, a primeira resposta é sempre: DEPENDE! Manter uma rotina e uma alimentação saudável, está mais associada a um contexto do que a um único alimento! Por exemplo:


  • Comer salada diariamente: SAUDÁVEL✅

  • Levar marmita de salada para hamburgueria: DESNECESSÁRIO❌

  • Comer 2 pedaços de pizza no aniversário do seu pai: SAUDÁVEL✅

  • Ir ao rodizio de pizza uma vez por semana: EXAGERO ❌

  • Consumir frutas nos lanches ou na sobremesa: SAUDÁVEL✅

  • Substituir o almoço ou o jantar por uma fruta: INCOMPLETO ❌

  • Comer um quadradinho de chocolate após o almoço: SAUDÁVEL✅

  • Comer um pedaço de chocolate toda vez que se sentir triste, ansioso ou estressado: PREOCUPANTE ❌


Tudo depende do ponto de vista e da forma que você escolhe comer! Não existe nenhum alimento proibido, o que faz toda diferença é o contexto em que está inserido esse alimento! Muitas vezes você não come por vontade real, mas sim por uma necessidade emocional! Outras você fica tão bitolado em comer sempre saudável que acaba exagerando nisso e levando uma marmita para um evento de confraternização que acontece esporadicamente!


Por isso, eu sempre digo: pensem antes, analisem o contexto da sua alimentação, avaliem o motivo pelo qual você está comendo ou deixando de comer e para olhar com carinho para você e buscar uma vida SAUDÁVEL, procure uma nutricionista!


 

Gabrielle Ferreira - CRN9 15922 Nutricionista com foco em emagrecimento e saúde do intestino.

Atendimento presencial em Uberlândia ou online para o mundo todo.


14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page