top of page
Foto do escritorGabrielle Ferreira

O SAL ROSA É REALMENTE MELHOR QUE O COMUM?





Se você já pensou em melhorar seus hábitos alimentares, provavelmente já ouviu sobre isso e se fez essa pergunta: Vale a pena trocar o sal comum pelo sal rosa do Himalaia? E a resposta é NÃO! Você pode usar o sal mais barato do mercado, pois usar o sal rosa não vai trazer benefícios extras a sua saúde!


Em teoria, o sal rosa seria um mineral extraído diretamente das rochas do Himalaia, e teria, na sua composição, um menor teor de sódio e a maior quantidade de outros minerais, em comparação com o sal marinho! Porém, em análise laboratorial, a VP (centro de nutrição funcional) observou um teor de sódio semelhante e, em relação aos outros minerais, como cálcio, magnésio, potássio e zinco, eles aparecem em quantidades discretamente maiores, sofrendo variações de acordo com o local de extração!


Além disso, desde a década de 50, no Brasil, é obrigatória a adição de iodo ao sal destinado ao consumo humano para regular uma deficiência que mais de 20% da população apresentava naquele momento. Esta, foi a forma encontrada e efetiva para controlar o Distúrbio por Deficiência de Iodo (DDI). Trocando o sal marinho pelo sal rosa, você estaria diminuindo o consumo de iodo e, possivelmente, trazendo consequências para a sua tireoide.


Por isso, na minha opinião, não vale a pena investir no sal rosa! A ingestão de minerais deve se dar através de uma alimentação variada e saudável! E para dar sabor aos alimentos, use o sal comum em quantidades moderadas!

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page