SERÁ QUE É CULPA DA SUA TIREÓIDE?

Já ouviu alguém dizer que não consegue emagrecer porque tem hipotireoidismo? Mas será que isso realmente acontece?

balança

O hipotireoidismo é um problema na tireóide, a glândula que regula a função de órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Ele é caracterizado pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). É um problema mais comum nas mulheres e causa sintomas como depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, falhas na memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, aumento do colesterol e ganho de peso. O tratamento é feito através da reposição hormonal e da suplementação de nutrientes que melhoram o funcionamento da tireóide, como zinco, ferro e selênio.

Quando o tratamento é feito de maneira correta, o hipotireoidismo não é capaz de atrapalhar o seu processo de emagrecimento. Porém, para saber se o tratamento realmente está adequado, é preciso avaliar os exames da forma certa:

• TSH < 2,50UI/ml

• T3 LIVRE entre 2.0 e 3.0 nmol/L

• T4 entre 1.0 ng/dL 1.2 ng/dL

Esses são valores considerados ÓTIMOS e não aqueles de referência. Portanto, dentro desses valores, o hipotireoidismo está controlado e, por isso, não vai atrapalhar você. Porém, se estiverem apenas "dentro dos valores de referência", você pode sim ter dificuldades. Se você tem algum desses sintomas ou vê alteração nos seus exames, procure um médico e nutricionista.