"TÁ DE TPM?"

"TPM" ou tensão pré-menstrual é o nome dado à sinais e sintomas que aparecem naqueles dias que antecedem a menstruação. Geralmente estão associados à dores, de cabeça e nas mamas, cólicas, inchaço, retenção liquida e alguns emocionais como irritab​ilidade, ansiedade, insônia ou sonolência, dificuldade de concentração, fome exagerada ou falta de apetite e depressão. Você costuma senti-los com frequência nesse período? Se a resposta é SIM, este post é para você!

Mulher em frente a um rio. Imagem de leveza

Uma alimentação saudável e adequada ao seu organismo, além do emagrecimento, quando desejado, traz inúmeros benefícios ao nosso corpo e atua na prevenção de doenças. Mas não só isso, ela é verdadeiramente potente quando o assunto é SAÚDE DA MULHER, seja na regulação hormonal, prevenção ou tratamento de doenças, como SOP e ENDOMETRIÓSE, e até mesmo na FERTILIDADE.

E quando o assunto é TPM, alguns alimentos podem nos auxiliar e trazer maior conforto "naqueles dias"!

1. AVEIA - A aveia é rica em triptofano, um aminoácido usado pelo organismo para produzir serotonina (neurotransmissor da felicidade) que costuma cair durante esses dias. Além disso, ela auxilia também no funcionamento do intestino, que tende a prender no período.

2. BANANA - Além de ser rica também em triptofano, como a aveia, a banana possui uma boa quantidade de potássio, que pode ajudar durante as cólicas.

3. CACAU - É rico em flavonoides, ferro e zinco, e também melhora o humor.

4. CHÁ DE CAMOMILA - chá que tem efeito calmante e leve sedativo, aliviando o estresse e contornando os problemas relacionados a insônia. Além disso, ele atua de maneira relaxante sobre a musculatura por aumentar a síntese de glicina - aminoácido que proporciona o relaxamento muscular -, por isso, ajuda no alívio das cólicas menstruais ao diminuir as contrações do útero.

5. VEGETAIS VERDES ESCUROS - estes, por sua vez, são compostos de ácido fólico, uma vitamina que alivia a cólica e ajuda com os sintomas emocionais.

Agora, se você apresenta os sintomas da TPM de forma exagerada ou irregular, procure um médico para se certificar de que está tudo certo e uma nutricionista para aplicar um protocolo específico para o seu caso. Não subestime os seus sintomas! O nosso corpo fala através de sinais e devemos sempre estar atentas a eles.