top of page
Foto do escritorGabrielle Ferreira

VOCÊ SABE QUAL É A MELHOR PANELA PARA COZINHAR?


Você já parou para pensar que vivemos querendo investir na nossa casa, deixar o ambiente mais agradável, mais bonito, mas nunca estamos prontas para investir nos itens básicos da nossa rotina, como as panelas? Provavelmente você nem se lembra quando comprou o seu último jogo de panelas, afinal, "se tá inteiro, tá bom", não é?!


Não, não tá bom! As panelas são elementos fundamentais para o preparo dos alimentos e a sua qualidade é diretamente proporcional a qualidade da nossa alimentação, afinal, os materiais podem liberar toxinas naquilo que vamos comer, influenciando na nossa saúde. Por isso, hoje vamos falar sobre panelas, já que, SIM, é tão importante quanto falar de alimentação, dieta e emagrecimento.


cozinhando em uma panela
  • ALUMÍNIO - são as mais comuns nas residências devido ao seu valor mais acessível, porém pode alterar a cor e o sabor dos alimentos. Mas não é só isso! O alimento pode absorver o alumínio e, no nosso corpo, causar distúrbios pulmonares, processos inflamatórios e até mesmo estimular o Alzheimer. Apesar disso, é considerada segura pela a OMS. Se você tem costume de utilizá-la, reduza a contaminação, evite raspar ou utilizar palha de aço na lavagem.

  • INOX - muitas pessoas a escolhem pela estética, porém o níquel, metal tóxico presente na sua composição, se desprende da panela e a sua exposição contínua à ele pode causar câncer. As vantagens das panelas nesse material é que não oxidam com facilidade, são a resistentes a impactos, quedas e mudanças bruscas de temperatura, e o faz boa distribuição de calor em toda superfície. Para evitar a liberação de níquel, não use palha de aço na lavagem.

  • ANTIADERENTE - o ácido perfluoro-octanóico e o politetraflupretileno que fazem parte da composição dessas panelas são altamente tóxicos. O contato com esse componentes podem levar a distúrbios na tireoide, câncer no fígado, problemas renais e cardíacos e obesidade. Evite o uso de utensílios rígidos ou lavar com palha de aço. Além disso, atente-se a temperatura, pois em altas temperaturas por tempo prolongado podem liberar tais materiais tóxicos.

  • COBRE - o cobre é um bom condutor de calor e mantém os alimentos aquecidos por mais tempo, porém as panelas não são indicadas para cozinhar todos os tipos de alimentos, pois aqueles mais ácidos estimulam a liberação do metal que é tóxico. Ele pode causar distúrbios gastrointestinais, dores abdominais, náuseas e a longo prazo problemas hepáticos e renais.

  • FERRO - Além de se enferrujar facilmente, o ferro é um mineral tóxico que pode se soltar da panela e misturar-se aos alimentos. Evite deixar alimentos armazenados nas panelas desse material por muito tempo e lave sempre com água e sabão, seque ao fogo e finalize com uma película de óleo de cozinha.

  • ESMALTADA - a camada de esmaltação pode conter chumbo, cádmio e outros elementos que podem causar intoxicação e afetar o sistema respiratório, digestivo, nervoso e circulatório. São mais indicadas para alimentos líquidos, como sopas e caldos. Evite usá-las para o preparo de alimentos fritos pois altas temperaturas favorecem a liberação das substâncias prejudiciais. Higienize com água, sabão e esponja macia.

  • CERÂMICA - é excelente na conservação do calor, na limpeza e na aderência. Antes de comprar, porém, identifique se existe certificação e se as tintas usadas para revestir são atóxicas, pois algumas delas podem apresentar ainda chumbo e cádmio.

  • VIDRO - é a mais indicada e segura para a nossa saúde por não liberar nenhum tipo de resíduo nos alimentos. Além disso são de fácil limpeza e aquecimento.

Agora que você já sabe disso, veja se não está na hora de trocar as suas panelas!

 

Gabrielle Ferreira - CRN9 15922 Nutricionista com foco em emagrecimento e saúde do intestino.

Atendimento presencial em Uberlândia ou online para o mundo todo.



13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page